Nas Notícias

Vídeo: Toureiro que investe cavalo contra manifestantes escapa a tribunal

investida Em 2012, o vídeo de um cavaleiro tauromáquico a investir contra dezenas de manifestantes antitourada tornou-se viral. Quase dois anos depois, Marcelo Mendes fica a saber que evitou o julgamento: o juiz de instrução não o pronunciou por “falta de provas”.

Lembra-se do cavaleiro tauromáquico que investiu contra um grupo de manifestantes antitourada, na Murtosa? O vídeo do ataque tornou-se viral, foi reproduzido nas televisões, mas não serve de prova. Um juiz do Juízo de Instrução Criminal de Aveiro deliberou não pronunciar o arguido, Marcelo Mendes, por “falta de provas”.

“Em julgamento, o arguido seria certamente absolvido ou, pelo menos, a absolvição seria muito mais certa do que a condenação”, refere o despacho de não pronúncia, a que a Lusa teve acesso.

O caso remonta a setembro de 2012, quando cerca de 40 manifestantes protestavam contra a realização de uma tourada na Murtosa. Marcelo Mendes usou o cavalo para investir contra as pessoas, sendo acusado pelo Ministério Público da prática de um crime de coação na forma tentada.

Para o juiz, a tese de que o cavalo se assustou com os “apupos, injúrias e arremesso de vários objetos”, num momento de “muita tensão”, foi considerada “verosímil”.

“Apesar de se tratar de um animal altamente treinado e habituado a situações de stress, não deixamos de estar perante um animal irracional, pelo que admitimos como possível que, no caso concreto, o cavalo se tenha assustado com as palavras de ordem gritadas pelos manifestantes e com os objetos arremessados e, por esse motivo, tenha investido contra as pessoas presentes sem que o arguido o tenha conseguido controlar”, refere o acórdão.

Em destaque

Subir