Vídeo: Tourada nos Açores termina com polémica e um ferido grave
Tourada à corda em Santo Amaro, nos Açores, terminou mal, com uma marrada brutal, que provocou ferimentos à vítima. O caso gerou polémica, dada a incapacidade de garantir a segurança. As imagens podem perturbar pessoas sensíveis.
A edição de 2016 da tourada à corda, em Santo Amaro, na Ilha Terceira, correu mal, com um ferido grave e muita polémica. Uma pessoa teve de ser transportada ao hospital. O incidente foi registado em vídeo.
A análise a esta ‘festa’ tauromáquica envolve a questão lógica: faz sentido? A brutalidade a que o toiro é sujeito perturba – assim como o comportamento humano neste cenário.
Sem incidentes, a tourada à corda suscitaria estas questões. Quando ocorrem inesperados, as mesmas questões reforçam o seu sentido.
O toiro tem um percurso limite, riscado no chão, que não pode ser ultrapassado. Esse limite garante segurança às pessoas. Em teoria.
Quem pode afirmar que esta em segurança? Ninguém. E a prova foi a vítima de uma marrada brutal e perturbadora.
Os pastores, responsáveis por assegurar que o animal não ultrapassasse aquele limite, terão escorregado, pelo que o toiro atingiu pessoas desprotegidas.
O vídeo mostra comportamentos irracionais. E não deve ser visto por pessoas sensíveis.