TV

Vídeo: Tourada nos Açores termina com polémica e um ferido grave

Tourada à corda em Santo Amaro, nos Açores, terminou mal, com uma marrada brutal, que provocou ferimentos à vítima. O caso gerou polémica, dada a incapacidade de garantir a segurança. As imagens podem perturbar pessoas sensíveis.

A edição de 2016 da tourada à corda, em Santo Amaro, na Ilha Terceira, correu mal, com um ferido grave e muita polémica. Uma pessoa teve de ser transportada ao hospital. O incidente foi registado em vídeo.

A análise a esta ‘festa’ tauromáquica envolve a questão lógica: faz sentido? A brutalidade a que o toiro é sujeito perturba – assim como o comportamento humano neste cenário.

Sem incidentes, a tourada à corda suscitaria estas questões. Quando ocorrem inesperados, as mesmas questões reforçam o seu sentido.

O toiro tem um percurso limite, riscado no chão, que não pode ser ultrapassado. Esse limite garante segurança às pessoas. Em teoria.

Quem pode afirmar que esta em segurança? Ninguém. E a prova foi a vítima de uma marrada brutal e perturbadora.

Os pastores, responsáveis por assegurar que o animal não ultrapassasse aquele limite, terão escorregado, pelo que o toiro atingiu pessoas desprotegidas.

O vídeo mostra comportamentos irracionais. E não deve ser visto por pessoas sensíveis.

Em destaque

Subir