Nas Notícias

Vídeo: Torres de Ofir em “sério risco” com o avanço do mar, admite vereador

torres ofir As torres de Ofir, no Parque do Litoral Norte, correm o “sério risco” de serem engolidas pelo mar. “Se continuar a avançar com esta ferocidade”, a decorrada será iminente, avisa Maranhão Peixoto, vereador da Proteção Civil da Câmara de Esposende.

As torres de Ofir, três blocos de apartamentos em pleno Parque do Litoral Norte, em Esposende, têm visto o mar a aproximar-se nos últimos anos, mas nunca como se tem registado agora. Maranhão Peixoto, vereador da Proteção Civil da Câmara de Esposende, afirmou hoje que a água tem estado “um metro e meio, dois metros” das icónicas torres.

“Se o mar continuar a avançar com esta ferocidade, as torres correm sério risco”, admitiu o autarca, em declarações à Lusa, lembrando que o mar já levou passadiços, rampas de betão de acesso ao que resta da praia e tem inclinado a praça de acesso e os passeios. O parque de estacionamento à superfície, que serve também um hotel (muito procurado por equipas de futebol na pré-temporada), tem estado vedado desde o passado fim de semana.

O perigo de colapso das três torres, cada uma com 13 andares e contabilizando 114 apartamentos e 15 espaços comerciais, é conversa habitual na zona de Esposende. Os prédios foram construídos em cima das dunas, no que agora é o Parque do Litoral Norte. O plano de ordenamento da orla costeira, delineado pelo então ministro do Ambiente e com um orçamento de 31 milhões de euros, previa a demolição das torres, mas nunca saiu do papel.

Em destaque

Subir