Nas Notícias

Vídeo: Torre venezuelana que virou favela vai perder os habitantes ilegais

torre venezuela 400 De acordo com as autoridades venezuelanas, já está em curso a retirada das mais de mil famílias que ocuparam a Torre de David, arranha-céus inacabado, que se transformou numa favela vertical em Caracas. Os moradores ilegais vão ser encaminhados para casas construídas por portugueses.

A Torre de David é um arranha-céus de 45 andares, localizado em Caracas, cuja construção foi suspensa em 1994, em virtude de uma crise financeira que se abateu sobre a Venezuela.

A obra inacabada – após a falência da empresa Confinanzas Banco Metropolitano – deu lugar a uma favela vertical. O espaço foi sendo ocupado por diversas famílias pobres, que de forma ilegal se instalaram.

As autoridades venezuelanas já deram entretanto início à retirada das 1156 famílias do espaço. As primeiras 160 vão ser encaminhadas para habitações sociais que foram construídas por portugueses.

Ernesto Villegas, ministro de Estado para Transformação de Caracas, revelou que a operação começou nesta terça-feira, sendo que a cada uma daquelas 160 famílias foi entregue a chave da sua nova habitação, localizada num complexo de habitações sociais de Cidade Zamora, em Cúa.

Essas habitações foram edificadas pelo Grupo Lena, no âmbito de um programa chamado “Grande Missão Habitação Venezuela”, estabelecido entre Portugal e a Venezuela.

No total, este projeto contempla a construção de 4200 apartamentos distribuídos por 210 edifícios. Serão o futuro abrigo dos habitantes daquela torre, inicialmente ocupada por 2000 famílias, número que foi diminuindo, em virtude da falta de condições.

É o início do fim da Torre de David, que assim se chamou como forma de homenagem ao seu criador, David Brillembourg.

Veja um vídeo que mostra a realidade desta favela, ocupada sem condições de segurança, o que custou diversos acidentes e o registo de uma morte de uma menina, que caiu do prédio que nunca foi concluído.

Os moradores vivem felizes e têm, no mesmo edifício, diversos serviços. No entanto, a Torre de David representa uma vergonha para o poder político. E Hugo Chávez chegou a prometer acabar com a maior favela vertical do mundo. Veja o vídeo:

 

Em destaque

Subir