Desporto

Vídeo: Tocha olímpica, mesmo apagada, promete “espetáculo” na visita espacial

tocha espaco 210tocha espaco bigA tocha olímpica está no Espaço. Na madrugada de hoje, uma nave russa fez chegar “o fogo de Zeus” à Estação Espacial Internacional. No sábado, a tocha fará um “espetáculo” ao realizar uma órbita em redor da ISS, prometem os cosmonautas russos.

A tocha olímpica, que nas origens do olimpismo leva o fogo que Prometeu roubou a Zeus, está no Espaço pela terceira vez. Depois de deixar a Terra em 1996 e em 2000, o símbolo dos Jogos Olímpicos partiu ontem à noite para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional), em redor da qual fará uma órbita, no sábado, para promover a Olimpíada de inverno de 2014, na Rússia.

Na madrugada de hoje, a nave espacial russa Soyuz, lançada na base de Baikonur (Cazaquistão), acoplou à ISS, após um voo que durou cerca de seis horas. A bordo seguiam o cosmonauta russo Mickhail Tyurin, o astronauta norte-americano Rick Mastracchio e o taikonauta japonês Koichi Wakata, cuja missão era a entrega do símbolo olímpico aos cosmonautas que ‘residem’ na ISS, Oleg Kotov e Sergei Ryazansky.

No sábado, Kotov e Ryazansky vão colocar a tocha, pela primeira vez, no Espaço: nas duas anteriores, não chegou a sair da nave. “O objectivo é fazer com que pareça espectacular. Queremos mostrar a nossa tocha olímpica no espaço e vamos tentar fazer isso de uma forma bonita. Milhões de pessoas vão poder ver em directo na televisão e poderão ver a estação e a forma como trabalhamos”, argumentou Oleg Kotov.

O passeio no Espaço será com a chama apagada. A tocha “foi reformulada para poder estar em espaço aberto, para que não voe para longe”, explicou o diretor do Centro de Treino de Austronautas em Moscovo, Sergei Krikalev, citado pelo britânico The Guardian.

Na segunda-feira, a nave Soyuz regressa à Terra, trazendo ‘o fogo de Zeus’ e três cientistas que estão há cinco meses na ISS: Fiodor Iurtchikhin (Rússia), Karen Nyberg (EUA) e Luca Parmitano (Itália). A tocha seguirá depois para o lago Baikal, na Sibéria.

Quando a 7 de fevereiro chegar a Sochi, o palco dos Jogos de 2014, a tocha terá cumprido 123 dias de viagem.

https://www.youtube.com/watch?v=bKZZCEtfArQ

Em destaque

Subir