TV

Vídeo: Tino e apoiantes a cantar o hino com saudação nazi?

O vídeo foi publicado na página oficial de Vitorino Silva. Nas imagens, Tino e alguns apoiantes cantam ‘A Portuguesa’. Mas… com a saudação nazi? Veja as imagens, que já mereceram um comentário de Daniel Oliveira.

Muitos dos apoiantes de Tino não saberiam que estavam a cantar o hino nacional com uma saudação fascista.

Mas a verdade é que é isso que as imagens mostram. ‘A Portuguesa’, Tino de Rans entre o povo e algumas pessoas com o braço erguido, com a saudação nazi.

Imitavam o músico contratado e (certamente) não sabiam o que significava aquele gesto.

O vídeo foi publicado na página oficial do candidato presidencial, chamada ‘Vitorino Silva – Portugal com Tino’.

E os comentários não tardaram. “Saudação fascista?”, perguntaram alguns utilizadores do Facebook.

“Que caldeirada! Esse bracinho estendido como na mocidade portuguesa de triste memória fica muito mal…”, realçou outro.

O jornalista Daniel Oliveira partilhou o vídeo, lamentando-o.

“A condescendência com quem se candidata a cargos relevantes é uma forma de insultar a democracia. E a condescendência paternalista com Tino de Rans, um homem inteligente mas sem preparação política para o lugar ao qual concorreu, tira-me do sério”, começou por escrever o jornalista.

“Este pequeno momento, onde seguramente quem canta e quem o segue nem percebe o que está a fazer com aquele gesto sinistro, é sintomático do absurdo que tomou a democracia ao dar três por cento a Tino”, continua.

Daniel Oliveira faz uma ressalva e salienta que Tino parece “um homem bem formado, inteligente (…) alguém que acredita na democracia”.

“O problema de alguns desabafos é que, promovendo a ignorância política, podem tornar-se perigosos. Tino não é perigoso. O que é perigoso é a despolitização da política. Como se pode ver no vídeo em anexo”, conclui Daniel Oliveira.

Veja o vídeo.

 

Em destaque

Subir