Nas Notícias

Vídeo: Termina o estado de emergência no Lago Erie

lake erie Hoje já se pode consumir água na cidade de Toledo, a quarta maior no estado de Ohio. Por três dias, o Lago Erie esteve em estado de emergência, devido à proliferação de algas com bactérias prejudiciais à saúde. Um vídeo feito pelas autoridades mostra o estado desagradável da ‘água’.

Durante três dias, a quarta maior cidade do estado de Ohio (EUA), Toledo, assistiu a uma corrida às garrafas de água. Os serviços municipais cortaram o fornecimento, depois do principal abastecedor de água, o Lago Erie, ter sido invadido por cyanobacterias.

Também chamadas de algas azul-verdes, as cyanobacterias contêm toxinas muito prejudiciais para a saúde humana. As autoridades foram obrigadas a declarar o estado de emergência e a fechar o abastecimento de água a partir do lago.

Para piorar a situação, não adiantava de nada ferver a água: pelo contrário, até potenciava os efeitos tóxicos das algas.

Quando existem em grandes quantidades, as cyanobacterias podem provocar irritação quando contactam com a pele. Se ingeridas, podem provocar tonturas, náuseas, vómitos, diarreia e danos no fígado. 

O vídeo feito pelo Lake Erie Center, uma entidade que monitoriza a qualidade do lago, demonstra bem o aspeto lodoso da ‘água’, durante uma recolha de amostras efectuada por investigadores universitários.

Durante três dias, a contaminação foi tão intensa que se tornou visível a partir do Espaço.

Em destaque

Subir