Nas Notícias

Vídeo: Surfista salta para carcaça de baleia e vê-se rodeado de tubarões famintos

baleia carcaca 400 Harrison Williams, um surfista australiano, seguia de barco, até que viu uma baleia morta. O homem, de 26 anos, decidiu saltar para a carcaça da baleia e viu-se rodeado por tubarões famintos, que devoravam o mamífero. Acabou por ser alvo de um coro de críticas, pela atitude irresponsável que poderia ter-lhe custado a vida. Veja o vídeo.

O surfista australiano adepto de desportos radicais está no centro da polémica, porque agiu sem pensar e colocou a sua vida em risco, saltando para cima de uma baleia morta.

O homem seguia de barco e nadou para a baleia, até que se viu cercado por tubarões. Harrison Williams quase foi atacado. E apesar de ter escapado à sua irresponsabilidade – as autoridades australianas censuraram este comportamento – não se livrou de enormes críticas.

O episódio ocorreu no passado sábado, às 13h30 locais. Harrison Williams, de Mindarie, perto de Perth, saltou para o corpo da baleia morta e sentou-se sobre o mamífero.

Em seu redor, diversos tubarões-tigre e um tubarão branco rondavam a carcaça da baleia, bem como o surfista, que fez o mais perigoso dos mergulhos da sua vida.

“A baleia parecia em perigo e eu tentei ajudá-la. Mas já era tarde”, justificou Harrison Williams, em declarações ao Daily Mail Austrália.

“Os tubarões estavam a alimentar-se da carcaça da baleia quando Harrison Williams lá foi. Este tipo de comportamento é arriscado e poderia ter tido consequências graves”, refere Tony Cappelluti, responsável do departamento de pescas local, em declarações reproduzidas pelo jornal Sol.

A baleia, com cerca de 12 metros, estaria morta há semanas, a flutuar no oceano, ao largo da costa oeste da Austrália.

Não seria possível salvá-la, ao contrário do que argumentou o surfista, que pôde ver o animal comido pelos tubarões.

Aliás, Harrison Williams entrou numa área que não lhe pertence, já que a baleia só poderia ser salva pelas autoridades portuárias de Fremantle.

A ação deste surfista é ilegítima e deu origem a uma polémica, porque colocou a sua vida em perigo e demonstra irresponsabilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=qmRXuJAic-M

Em destaque

Subir