Ciência

Vídeo: Superlua bela e brilhante como raramente a vemos

A Superlua desta segunda-feira deixou apaixonados pela astronomia a contemplar os céus, mas o fenómeno de tal forma raro cativou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Veja as imagens.

A última vez que uma Superlua com estas caraterística ocorreu foi em 1948 e só em meados de 2034 teremos uma Lua a apresentar-se tão grande e tão brilhante.

Nesta segunda-feira, graças a um raro fenómeno, a Lua vai parecer tocar a Terra, maior do que nunca, neste século, sendo necessário recuar 68 anos para encontrar igual fenómeno, em janeiro de 1948.

Para que se repita esta visita aproximada, depois de 14 de novembro, será necessário aguardar mais 18 anos, até a 25 de novembro de 2034.

Quanto a datas e à raridade desta Superlua, estamos falados. Vamos a outros números, no que ao tamanho da Lua diz respeito.

Assim, redonda, bela e mística como sempre, apresentou-se 14 por cento maior do que ocorre numa Lua Cheia normal e 30 por cento mais brilhante do que é comum.

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27 por cento do diâmetro e 60 por cento da densidade da Terra.

O caráter elíptico da Lua, cuja viagem em torno da Terra se faz numa órbita que não é circular, faz com que a distância para o Planeta Azul não seja sempre igual. Na fase de perigeu está mais perto, no apogeu surge mais distante.

Regressemos aos números. No momento em que está mais perto da Terra, ‘viaja’ na nossa direção cerca de 48 300 metros, em comparação com o momento em que surge mais afastada.

Mas a Superlua que se despede ao amanhecer não é o único motivo para que novembro seja especial, no que a fenómenos celestes, ainda que nenhum deles seja tão apaixonante.

Na passada quarta-feira, na sua fase crescente, a Lua esteve mais perto de Saturno. No sábado passado, a Lua Crescente será vista ‘de braço dado’ com Marte. No dia 11 de novembro, houve uma chuva de meteoros, como que a anunciar uma nova chuva de estrelas, marcada para hoje.

Em destaque

Subir