Ciência

Vídeo: SpaceX testou foguetão Falcon 9 com sucesso

Uma empresa privada lançou e recuperou, pela priemira vez, um foguetão. A Spacex, dos EUA, testou nesta madrugada o Falcon 9. Ao quarto teste, a nave foi ao Espaço e regressou à Terra, tendo pousado de forma controlada. A missão provou que o veículo espacial pode ser reutilizado.

A grande vitória para esta agência privada foi mesmo a confirmação de que os foguetões Falcon 9, mesmo com tripulação a bordo, podem ser reutilizados.

A reutilização das naves espaciais vai permitir um acentuado corte nos custos das missões, reavivando a exploração espacial.

O Falcon 9, que levou 11 satélites para a órbita da Terra, foi lançado às 20h29 locais (01h29 em Portugal continental) do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Foi preciso esperar 11 minutos para comprovar o sucesso da missão: o módulo da primeira fase do lançamento, que assegura a potência na descolagem, soltou-se do foguetão e aterrou de forma controlada, com o auxílio de motores, enquanto o Falcon 9 continuava a subir para o Espaço.

O dono da SpaceX, Elon Musk, admitiu que a peça poderá ir para um museu: “Parece-me que vamos manter este no solo por ser tão único. Foi o primeiro que trouxemos de volta”.

O sucesso só chegou à quarta tentativa, depois de três tentativas de aterragem falhadas.

Em destaque

Subir