Nas Notícias

Vídeo: Soldados americanos fotografados a queimar iraquianos regados com gasolina

soldado rega morto 400 Exército norte-americano está em choque e o Pentágono investiga fotografias de soldados a queimar iraquianos, na cidade de Fallujah, no Iraque. As imagens publicadas pelo TMZ, provocaram uma onda de revolta nos EUA, sendo que o exército começou por analisar a veracidade das fotos, para posteriormente determinar quem foram os soldados norte-americanos envolvidos nestes crimes, durante a guerra do Iraque. Também as tropas britânicas terão participado na barbárie.

O site TMZ publicou as fotografias, com data de 2004, que mostram soldados norte-americanos a queimar corpos de iraquianos. Numa primeira imagem, exibe-se um soldado a regar um corpo com gasolina, no Iraque.

Depois, exibe-se o mesmo corpo em chamas. E numa terceira fotografia aparece um marine norte-americano ao lado de um esqueleto: o que resta de um corpo queimado.

Está em curso uma investigação do Pentágono, que pretende apontar a identidade dos soldados norte-americanos envolvidos neste ato que atropela os direitos humanos.

Também tropas britânicas terão participado nestes crimes, durante a invasão.

Segundo o site TMZ, as fotografias foram entregues ao Departamento de Defesa dos EUA na semana passada. O Pentágono está a analisar a autenticidade das fotos e as identidades dos militares envolvidos.

Os atos, a confirmarem-se, são também considerados crimes de guerra, a envolver os EUA.

Recorde-se que a intervenção norte-americana no Iraque teve como motivo a existência de armas de destruição maciça, o que não se confirmou. A queda do regime de Saddam Hussein teve um preço elevado: centenas de milhar de mortos em terreno iraquiano.

As imagens que se seguem não são aconselhadas a pessoas mais suscetíveis:

Em destaque

Subir