Nas Notícias

Vídeo: Sobe de elevador com Obama. Estava armado e tem cadastro por agressão

barack obama 400 2 Um norte-americano cadastrado usou o mesmo elevador de Barack Obama, com uma arma de fogo. O incidente – que ocorreu em setembro, em Atlanta – só agora chegou ao Congresso. coloca os serviços de segurança do Presidente dos EUA sob fogo cruzado.

No dia 16 de setembro, o Presidente dos EUA, Barack Obama visitou um Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, em Atalanta.

Utilizou um elevador, ao lado de um segurança privado, que transportava uma arma, o que contraria as regras de segurança dos Serviços Secretos norte-americanos.

Acresce que o segurança é cadastrado (por agressão), o que também impede que partilhe os mesmos espaços e que mantenha contacto com Obama.

O cadastrado exerce funções de segurança privada naquele centro. E só foi apanhado neste episódio porque filmou o Presidente dos EUA, sendo imediatamente impedido.

No entanto, não obedeceu às ordens dos serviços de segurança de Obama. Nesse momento, verificou-se que tinha uma arma de fogo, imediatamente confiscada.

O caso só agora foi tornado público porque a diretora dos Serviços Secretos prestou esclarecimentos no congressos, precisamente sobre as falhas de segurança nos serviços a Barack Obama, à Casa Branca e a personalidades que visitam os EUA.

Realce-se que esta não é a primeira vez que são apontadas falhas. Três dias depois do episódio com o homem armado no elevador, a Casa Branca foi invadida por um homem, que conseguiu saltar a vedação da residência presidencial.

Chegou a entrar no edifício e só foi detido no interior de uma sala. Não soou o alarme, uma vez que esse sistema de proteção tinha sido desligado, por importunar os funcionários da Casa Branca.

Há ainda mais incidentes que envolvem a segurança de Obama. Recentemente, aquando de uma visita do Presidente norte-americano à Holanda, três agentes das forças de elite acabaram por ser suspensos, por se terem embriagado em serviço.

Um deles chegou a perder os sentidos, por excessos de consumo de álcool. E foi nesse estado que o encontraram. Veja o vídeo com uma simulação do incidente:

Em destaque

Subir