Mundo

Vídeo: “Só falo com pessoas sóbrias”, diz Salvini sobre Juncker

O vice-primeiro-ministro italiano Matteo Salvini chamou alcoólico a Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão Europeia (CE). “Só falo com pessoas sóbrias”, comentou, numa reação às polémicas declarações do luxemburguês.

Juncker tinha alertado que a Itália corre o risco de ser “a próxima Grécia”, na sequência da aprovação do Orçamento de Estado.

Um Orçamento que foi em grande parte definido pela Liga Norte, o movimento de extrema-direita liderado por Matteo Salvini, que é também vice-primeiro-ministro de Itália e ministro do Interior.

“Não desejaria que, depois de sermos de facto capazes de lidar com a crise grega, acabássemos com a mesma crise em Itália”, afirmou o presidente da CE: “Uma crise destas já foi suficiente”.

As declarações de Juncker levaram ‘resposta torta’ de Salvini.

“Eu só falo com pessoas sóbrias que não façam comparações irrealistas”, afirmou.

“Numa família tão grande não há filhos de primeira e de segunda categoria. Se alguém em Bruxelas balbucia porque lamenta a perda de uma Itália precária e cheia de medo, talvez para fazer negócio a um preço mais baixo e para usar os spreads e os mercados para assustar as pessoas, então está a meter-se com o ministro e com o governo errado”, avisou Matteo Salvini.

O vice-primeiro-ministro italiano lembrou que, “ao comparar a Itália com a Grécia”, o presidente da CE “está a fazer os spreads enlouquecerem”.

“Podia ter-nos poupado a isto. Antes de abrir a boca, devia beber dois copos de água e deixar de falar em ameaças que não existem”, criticou.

A resposta de Salvini trouxe à memória coletiva a “crise de ciática” de Jean-Claude Juncker num jantar da NATO, em julho.

Segundo os tablóides britânicos, o comportamento do luxemburguês, aparentando falta de equilíbrio e caminhando de forma errática, apenas ‘provou’ a fama de que gosta de beber.

António Costa, presente no evento, foi um dos que amparou Juncker nesse momento.

Veja os vídeos:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=74MNM5B98XH5

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=MMG1RNGY9RRN

Em destaque

Subir