Mundo

Vídeo: Sismo de magnitude 6,7 no Japão lança caos

Pelo menos duas pessoas morreram na sequência de um terramoto de magnitude 6,7 que atingiu hoje a ilha de Hokkaido, no Japão, anunciaram as autoridades nipónicas.

Segundo a televisão pública NHK, mais de uma centena de pessoas sofreram ferimentos e cerca de 40 estão desaparecidas.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que 25 mil soldados e outros funcionários vão ser enviados para a região de forma a ajudarem nas operações de resgate.

Já o órgão regulador nuclear do Japão deu conta de que a central nuclear de Tomari, em Hokkaido, recorreu a geradores de emergência para arrefecer o combustível, depois do corte de energia que afetou Hokkaido.

O terramoto ocorreu a 62 quilómetros a sudeste da capital regional, Sapporo, a 40 quilómetros de profundidade, apenas dois dias depois de um tufão ter devastado a região oeste de Osaka.

Uma réplica de magnitude 5,3 foi registada alguns momentos depois em Hokkaido.

A Agência Meteorológica do Japão alertou sobre uma ligeira mudança no nível do mar nas áreas costeiras após o terramoto, mas não emitiu um aviso de tsunami.

Várias pessoas foram dadas como desaparecidas na cidade próxima de Atsuma, onde um enorme deslizamento de terra envolveu as casas numa avalanche de terra, pedras e madeira.

O ministro da Reconstrução, Jiro Akama, disse aos jornalistas que cinco pessoas teriam sido soterradas no distrito de Yoshino.

Veja algumas imagens da destruição provocada:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=BDBXMXKYMDN2

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=Y8H8WWM2XG42

Em destaque

Subir