Mundo

Vídeo: Sérvia processa NATO pelo bombardeamento da Jugoslávia em 1999

Ainda se lembra quando existia um país chamado Jugoslávia? Em 1999, para deter os alegados abusos jugoslavos no Kosovo, a NATO bombardeou Belgrado. Passaram mais de duas décadas e agora a Sérvia promete levar a aliança atlântica a tribunal.

Portugal está a safo: na mira dos sérvios estão apenas os países que participaram ativamente nos bombardeamentos, realizados sem autorização do Conselho de Segurança da ONU.

Em causa está o suposto uso de munições de urânio empobrecido, que tem associados efeitos colaterais como abortos, nascimentos defeituosos e cancros.

“Do ponto de vista legal, a Sérvia devia ter feito queixa quando os danos estavam ainda visíveis. Ainda assim, o impacto na saúde das pessoas não é difícil de demonstrar. A questão aqui é se os EUA vão ou não responder às acusações, pois os restantes países vão tentar empurrar as culpas [para os EUA]. O grande problema é que ainda nenhum organismo de justiça internacional teve coragem de reconhecer os bombardeamentos como uma agressão internacional”, argumenta Mikhail Ioffe, vice-presidente da Associação Internacional de Advogados de Língua Russa.

Os ataques da Operação Força Aliada, então a maior operação militar feita pela NATO, tiveram início a 24 de março de 1999.

Foram lançados 2300 mísseis, contra mil alvos, e despejadas 14 mil bombas, incluindo munições de urânio empobrecido e bombas de fragmentação.

Mais de 2000 civis terão morrido durante a operação da NATO e cerca de 200 mil sérvios abandonaram o Kosovo.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=KBSBWW5M4WNO

Em destaque

Subir