Mundo

Vídeo: Série criticada por fazer apologia do suicídio na adolescência

A série ’13 Reasons Why’, que aborda o suicídio na adolescência, está sob polémica, por ser considerada como um incentivo àquela prática. Produzida pela Netflix, a série começou por ser não adequada a menores de 13 anos, mas já viu revistas as classificações para maiores de 18. Veja o trailer.

Com produção executiva da cantora Selena Gomez, ‘13 Reasons Why’ tem uma abordagem explícita do suicídio na adolescência (e questões como a depressão e o bullying), e suscitou desde logo uma preocupação por parte de organizações que se dedicam à temática, psicólogos, outros profissionais de saúde e pais.

Na Nova Zelândia, recebeu imediatamente a classificação de conteúdos não adequados a menores e viria a ser proibida pelas autoridades. Também no Canadá se procedeu a igual proibição, depois da pressão de diferentes organizações.

A própria Netflix passou a incluir mensagens de alerta, dada a abordagem explícita sobre o suicídio e uma certa ‘glamourização’ dessa prática.

Com o advento do jogo ‘Baleia Azul’, a polémica ganhou outra dimensão e chegou ao Brasil. O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente e da Educação do Ministério Público da Paraíba apelou a um boicote.

’13 Reasons Why’ conta a história de uma adolescente que cometeu suicídio, por ter sido vítima de bullying. Hannah deixou 13 cassetes com as suas motivações. A série aborda temas como o bullying, a violação, a depressão e o suicídio. A segunda temporada estreou neste domingo.

O Centro de Valorização à Vida, uma organização brasileira, revelou que o número de pedidos de ajuda aumentou 400 por cento, desde que a série foi lançada.

Veja o trailer, não aconselhável a menores de 18:

Em destaque

Subir