Nas Notícias

Vídeo: Será esta a caixa negra do avião da Malaysia Airlines abatido por um míssil?

caixa do mh17 Está a circular na internet um vídeo da alegada operação de recuperação de uma caixa negra do voo MH17. De acordo com um canal bielorrusso, militares separatistas seguram o equipamento (de cor laranja) que terá pertencido ao avião da Malaysia Airlines abatido por um míssil.

Um vídeo divulgado por um canal bielorrusso e que está a ser reproduzido por várias agências internacionais mostra o momento em que os militares pró-russos, que defendem o separatismo da região de Donestk (Ucrânia) para posterior anexação à Rússia, recuperam a caixa negra do voo MH17.

Alexander Borodai, o líder das milícias separatistas de Donetsk, afirmou a vários jornais russos que os rebeldes estão na posse da caixa negra (cuja cor é laranja) e dos cadáveres das vítimas, garantindo ainda que tudo será entregue a peritos internacionais.

Ainda segundo Borodai, uma equipa de 12 especialistas da Malásia está a caminho de Donestk, embora sem precisar quando devem chegar.

No campo visível nas imagens são ainda recolhidos outros destroços do avião da Malaysia Airlines que foi abatido por um míssil no espaço aéreo ucraniano.

Liow Tiong Lai, ministro dos Transportes da Malásia, defendeu que as “interferências no local da queda podem prejudicar a investigação”, o que já terá ocorrido: “a integridade do local da queda está comprometida e há indícios de que provas essenciais não foram preservadas no local”.

“Toda a ação que nos impeça de descobrir a verdade sobre o que aconteceu com o voo não pode ser tolerada. Não impedir tais interferências constituiria uma traição às vítimas”, reforçou o governante malaio.

As críticas da Malásia dão força às acusações da Ucrânia, o primeiro país a condenar os rebeldes separatistas por alegadamente esconderem evidências e não cooperarem com os investigadores internacionais.

Em destaque

Subir