TV

Vídeo: Mãe em lágrimas ao ver gémeos siameses separados com sucesso

Dois gémeos siameses nasceram ligados pela cabeça. O caso é tão raro que obrigou a uma cirurgia de 27 horas. A operação correu bem e os pais choraram de alegria ao verem os bebés separados.

Quando Anias e Jadon McDonald nasceram, há 13 meses, em Chicago (EUA), os médicos e os pais ficaram espantados: os bebés partilhavam a mesma cabeça.

É um caso tão raro que só acontece uma vez em 2,5 milhões de partos.

Os gémeos não poderiam sobreviver assim e na passada sexta-feira entraram para um bloco operatório. Os pais, em angústia, esperaram no exterior. Como se não tivesse bastado a longa espera para juntar os 2,5 milhões de dólares necessários para custear a cirurgia.

Seria possível separar os meninos, que partilhavam tecido cerebral, sem provocar lesões permanentes? Sim, foi: mas também foram necessárias 27 horas de cirugia, 16 para a separação e depois 11 horas para reconstruir os crânios.

Quando Jason saiu do bloco para os cuidados intensivos, os pais choraram de alegria.

“O meu menino”, balbuciou a mãe, Nicole McDonald, quase sem forças para se segurar de pé.

Anias saiu do bloco operatório cinco horas após o irmão, também para os cuidados intensivos. Foi o que mais sofreu durante a longa cirurgia, ao ponto da taxa de batimento cardíaco ter descido a zero em várias ocasiões.

“A atmosfera era de celebração, mas ao mesmo tempo de incerteza”, escreveu a mãe, no Facebook, e com razão: as estatísticas (dos EUA) mostram que 40 por cento dos gémeos siameses nascem mortos e um terço dos que nascem acabam por morrer durante as primeiras 24 horas.

Mais assustador ainda: os que sobrevivem aos casos citados têm 80 por cento de probabilidade de não chegarem aos 2 anos.

Em destaque

Subir