Nas Notícias

Vídeo: Se conduzir, não use o Google Glass

google driving O uso dos óculos inteligentes do Google é uma distração quando se conduz. A teoria foi validada por um estudo realizado na Universidade da Flórida, nos EUA. O Google Glass faz aumentar o tempo de reação face a uma situação de perigo, embora menos do que um smartphone.

Se conduzir, não beba, não use o telemóvel sem dispositivo mãos-livres nem use… o Google Glass. De acordo com um estudo da Universidade Central da Flórida (EUA), os óculos inteligentes do gigante da informática são uma distração para quem conduz.

O estudo analisou a reação de 40 voluntários, com idades a rondar os 20 anos, perante uma paragem inesperada de um veículo que seguia à frente.

É verdade que o Google Glass não faz aumentar tanto o tempo de reação como um smartphone, mas também o é que aumenta o perigo.

“Enquanto os utilizadores do Glass mostraram alguma melhoria na performance para recuperar do evento, o dispositivo não os ajudou a sair melhor no evento em si”, salientou Ben Sawyer, um dos investigadores envolvidos.

As situações testadas envolviam condutores sem gadgets, enviando uma sms do smartphone e utilizando os óculos do Google. Apesar do Glass ser mais rápido no envio da mensagem escrita, não é mais eficiente quando os reflexos são necessários.

“À medida que as distrações perigosas se tornam mais comuns na vida dos condutores, os benefícios limitados em dispositivos como o Glass criam a esperança de que soluções mais úteis surjam”, complementou Ben Sawyer.

Em destaque

Subir