Ciência

Vídeo: Scewo, a cadeira de rodas que vai revolucionar o mundo

Um grupo de estudantes suíços criou a ‘Scewo’, uma cadeira de rodas que pretende auxiliar as pessoas com deficiência motora a superar alguns obstáculos, como escadas, entradas e saídas de transportes públicos ou edifícios. Veja o vídeo.

Situações banais do quotidiano, como apanhar o metro ou simplesmente passear, podem tornar-se num verdadeiro “inferno” para as pessoas que precisam de uma cadeira de rodas. E um grupo de estudantes parece ter encontrado a solução.

A ‘Scewo’ é constituída pela mais recente tecnologia e vem equipada com mais uns pares de rodas do que é normal, para que a cadeira mantenha o equilíbrio nas diferentes situações.

Esta cadeira elétrica é capaz de subir e descer escadas, rampas ou pisos com uma inclinação mais proeminente, sem ser necessária a ajuda de terceiros. Consegue ainda atingir uma velocidade de 10 quilómetros por hora, bem como subir “um degrau por segundo”.

O projeto ainda não está nos mercados, mas os estudantes esperam começar a exportá-lo a partir do final de 2018, conforme explicam no site oficial.

Atualmente, ainda estão à procura de financiamento, no Patreon.

“Não somos uma empresa e dependemos do nosso próprio dinheiro. É muito difícil para nós estudar, trabalhar na ‘Scewo’ e ainda ter um trabalho. Com o vosso apoio podemos ultrapassar esta fase e acelerar todo o processo”, apela a equipa.

Veja o vídeo:

Mais partilhadas da semana

Subir