Nas Notícias

Vídeo satiriza Kim Jong-un e este exige que seja removido

kim a dancar Kim Jong-un estará a exigir ao Youtube que remova um vídeo que tem por protagonista… Kim Jong-un. É uma montagem, com pouco mais de três minutos, que mostra o líder norte-coreano a dançar várias coreografias.

A Coreia do Norte é um país com uma tradição de regras rígidas. Os cortes de cabelo estão padronizados, há um dia em que é proibido sorrir (8 de julho, o aniversário da morte de Kim Il-sung) e não se pode gozar com o ‘líder supremo’, Kim Jong-un.

Só que alguém desrespeitou esta última regra e criou um vídeo a satirizar o chefe de Estado norte-coreano.

A montagem aproveita vários registos de pessoas a dançar e sobrepõe a cabeça de Kim Jong-un, ao som de um tema popular norte-coreano e, em algumas situações, num dueto de dança com o Presidente dos EUA, Barack Obama.

O vídeo já chegou ao conhecimento do regime, que estará a exigir ao Youtube (e a outros sites) que o remova, alegando que “compromete seriamente a dignidade e autoridade” de Kim Jong-un.

A Coreia do Norte terá mesmo pedido ajuda formal à China para ‘fazer desaparecer’ o vídeo, mas o ‘império do meio’ tem ignorado a solicitação.

Relembre-se que ainda há poucos dias um outro vídeo colocou o regime norte-coreano: uma reportagem sobre a final do Mundial de futebol, que tinha como um dos participantes a própria Coreia do Norte. O outro finalista, recorde-se, era Portugal.

Em destaque

Subir