Nas Notícias

Vídeo: Sarney votou em Aécio, depois de fazer campanha com Dilma?

sarney vota 400 Um vídeo divulgado no YouTube sugere que Sarney votou em Aécio Neves. Apoiante de Dilma Rousseff, candidata que venceu as eleições no Brasil, Sarney foi filmado a exercer o direito de voto, onde parece clicar no código “45”, correspondente ao rival da entretanto reeleita presidente.

José Sarney votou, nas eleições presidenciais do Brasil, debaixo do olhar indiscreto das câmaras de vídeo de dispositivos móveis. Na urna eletrónica, foi possível ver, segundo a imprensa brasileira, as teclas digitadas: 4 e 5.

Ora, aqueles números correspondem ao código do rival de Dilma Rousseff, Aécio Neves.

Terá mesmo o antigo presidente do Brasil feito campanha por Dilma Rousseff e votado no opositor?

Independentemente da opção do antigo presidente, deve salientar-se o facto de que o voto é secreto. E outro facto merece um sublinhado: as opções individuais são perfeitamente legítimas, mesmo que contraditórias.

Um outro dado deve, por outro lado, ser considerado pelo leitor: nem todos os vídeos publicados no YouTube são verdadeiros.

No primeiro vídeo, é possível ver-se claramente ser digitado o código de Aécio:

Já neste segundo vídeo vê-se Sarney a exercer o seu direito de voto, sem que se perceba com exatidão qual a sua opção eleitoral:

José Sarney foi presidente do Brasil entre 1985 e 1990. Nas últimas duas décadas, foi governador e senador. Nestas eleições, fez campanha pública ao lado Dilma Rousseff e do PT.

Em destaque

Subir