Mundo

Vídeo: “Saia da minha casa. Tenha vergonha”, disse… Obama

Barack Obama expulsou uma ativista da Casa Branca, durante um discurso, nesta quarta-feira. Jennicet Gutiérrez – defensora dos direitos dos imigrantes ilegais transexuais – insistiu em interromper o Presidente dos EUA. Depois de um “shame on you” [tenha vergonha] e com muita paciência à mistura, Obama deu ordem de expulsão. Veja o vídeo.

Depois do “Yes, We Can”, o “Shame on You”. Esta frase de Barack Obama não ganhará a força da primeira. Mas é a frase do momento.

Uma ativista, que defendia a causa dos imigrantes ilegais transexuais, interrompeu Obama e voltou a interromper. Interrompeu mais uma vez e outra. Obama tentou de todas as formas evitar a expulsão.

O Presidente dos EUA usava da palavra durante a receção a um grupo de representantes da comunidade LGBT, que representa as lésbicas, gaysbissexuais e transexuais.

Com a paciência e o tom calmo que o carateriza, o líder dos EUA lembrou a mulher que ela era uma simples convidado e que não seriam toleradas faltas de respeito.

“Liberte todas as pessoas LGBT que estão em centros de detenção!”, gritava Jennicet Gutiérrez.

A determinada altura, Barack Obama dispara uma frase que arranca um aplauso e gritos de apoio. “Você está na minha casa”, diz.

“Você não conseguirá a resposta que pretende, interrompendo-me dessa forma. Não, não… Tenha vergonha”, acrescenta Barack Obama.

A audiência já gritava “Obama, Obama”. E a segurança transportou a ativista para fora da Casa Branca.

Foi talvez a mais diplomática e pacífica ordem de expulsão de um manifestante durante um ato apesar de tudo oficial.

Quando quiser provocar Obama, é provável que lhe aconteça o que vai ver neste vídeo.

Não, Obama não vai perder a cabeça, nem sequer colocará na gaveta a sua capacidade diplomática. Mas o Presidente dos EUA não tolera faltas de respeito.

https://www.youtube.com/watch?v=tma1CM0f4dM

Em destaque

Subir