Cultura

Vídeo: Sabe quem inventou o piano? Um doodle dá-lhe a resposta

Chama-se Bartolomeo Cristofori, inventou o piano e por isso é alvo de uma homenagem, com um google doodle, no dia do seu 360.º aniversário. Cristofori quis inventar um instrumento capaz de transportar o sentimento para o som, com toques fracos e suaves, ou fortes e ‘agressivos’, como se a alma falasse ao som do piano.

Nascido em Pádua, Itália, a 4 de maio de 1655, Cristofori foi um fabricante de instrumentos musicais, sendo que o piano é a maior das suas criações.

Um google doodle neste dia 4 de maio assinala o 360.º aniversário de Bartolomeo Cristofori, o inventor do piano.

Fabricante italiano de instrumentos musicais, numa altura em que Pádua pertencia à República de Veneza, Bartolomeo Cristofori conquistou o reconhecimento mundial através da sua maior invenção, um instrumento central nos dias de hoje e marcante em alguns dos maiores temas da música do mundo.

Cristofori adorava música e desde criança se sentiu inspirado não apenas em tocar os seus temas, mas em aperfeiçoar e criar instrumentos musicais.

Aliou essa paixão a uma outra: a invenção. E depois de construir alguns cravos procurou criar um instrumento que gerasse maior dinâmica de sons, uma harmonia mais vasta, algo que o seu cravo não permitia.

E assim inventou o piano, um instrumento que surgiu numa altura em que o cravo estava no apogeu. A capacidade em criar diferentes registos e a extensão do teclado até às cinco oitavas fizeram do cravo um instrumento quase completo.

Mas o ‘quase’ fazia toda a diferença e Bartolomeo Cristofori quis eliminá-lo, inventando o piano, capaz de transportar o sentimento para o som, com toques fracos e suaves, ou fortes e ‘agressivos’, como se a alma falasse ao som do piano.

A mesma tecla de um piano poderia ditar diferentes sons. E Bartolomeo Cristofori encontrou neste ‘detalhe’ toda a diferença, encontrando o instrumento que o completava e que ainda hoje é personagem central na música do mundo.

Quem inventou o piano? Um google doodle dá a resposta, no dia do 360.º aniversário de Bartolomeo Cristofori.

Cristofori mudou-se de Pádua para Florença em 1690, a convite do príncipe Fernando de Médici, que reconheceu o mérito ao inventor do piano. Quis que Bartolomeo Cristofori fosse músico e inventor de instrumentos musicais da corte toscana.

O primeiro projeto ficou concluído 12 anos mais tarde. Era um cravo alterado. O primeiro piano, em moldes muitos primitivos, surgiu em 1709.

Cristofori quis inventar um instrumento capaz de transportar o sentimento para o som, com toques fracos e suaves, ou fortes e ‘agressivos’, como se a alma falasse ao som do piano.

Foi batizado de “cravo com piano e forte” e depressa rebatizado como “pianoforte” – este nome representa os som fraco (piano) e o som forte no mesmo instrumento musical.

Ainda hoje, o piano é chamado de “pianoforte”.

O inventor do piano criou diversas variantes da sua criação original. Após a morte do príncipe que o chamara, continuou a trabalhar na corte, até morrer, a 27 de janeiro de 1731.

Hoje, dia 4 de maio, assinala-se o 360 aniversário do nascimento de Cristofori, com um google doodle animado, que permite ver o funcionamento de um piano, a partir do seu interior.

Veja o doodle do pai do piano.

Em destaque

Subir