TV

Vídeo: Rui Rio arrasa centralismo de Lisboa

Em entrevista à RTP, Rui Rio criticou a estratégia da TAP, enquadrando-a numa política de centralização em Lisboa. “Um país subdesenvolvido concentra tudo na capital. Cada passo que damos no sentido da centralização é um passo que damos no atraso do país”, acusa o ex-autarca. Veja o vídeo.

O vídeo deste excerto da entrevista a Vítor Gonçalves foi partilhado por Rui Moreira no Facebook.

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto abordava a temática da TAP e começou por criticar a gestão da transportadora aérea.

“A TAP não pode continuar ser um sorvedouro de dinheiros públicos, nem pode continuar a acumular prejuízos e greves, porque isso é uma afronta ao contribuinte”, disse Rio.

Para o ex-autarca, é “inadmissível” que o Aeroporto do Porto seja menorizado, em detrimento da capital.

“Se o Estado detém 50 por cento, tem de ter uma palavra na definição estratégica da TAP. E essa estratégia não pode ser abandonar ou tornar pequenino o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Isso é inadmissível”, considerou.

Vítor Gonçalves, jornalista da RTP, confronta Rio com um cenário: esse alegado abandono é estratégico?

“Não sei se há estratégia de diminuir o Porto. Mas estão a fazê-lo. É evidente. Nós nunca teremos um país equilibrado se continuarmos a centrar em torno da capital”, afirmou.

O centralismo na capital estava já no pensamento de Rui Rio, que sempre lutou contra as políticas que desinvestem no resto do país.

O antigo autarca do Porto dá o exemplo da Alemanha, considerando este país um exemplo de descentralização, ao nível institucional. E diz mais:

“Um país subdesenvolvido concentra tudo na capital. Cada passo que damos no sentido da centralização é um passo que damos no atraso do país. E isto não tem nada de regionalista; isto tem até de nacionalista, de defesa de Portugal. E Portugal é Bragança, é Guarda, Faro, somos todos”.

Para Rio, os políticos têm de ter coragem para enfrentar o ‘monstro’.

“Tem de haver coragem. Há um comboio em andamento e é difícil pará-lo. Mas quando estamos na vida pública temos de ter coragem”, lembrou.

Confrontado com a posição de Rui Moreira sobre a estratégia da TAP, que segundo o atual presidente da Câmara do Porto menoriza a cidade e aniquila o aeroporto, Rui Rio concorda.

“Obviamente, não posso concordar que uma empresa como a TAP tenha 50 por cento de capital de dinheiro público e depois não dê ao segundo aeroporto do país o relevo que Portugal precisa”

Veja o vídeo:

https://www.facebook.com/ruimoreira2013/videos/vb.356641914442344/804869916286206/?type=2&theater

Em destaque

Subir