Nas Notícias

Vídeo: Rui Moreira reage à “promessa não honrada” do Governo sobre o Infarmed

A inversão do Governo, que retirou a decisão de mudar o Infarmed para o Porto, não surpreendeu o presidente da Câmara. “Tudo como dantes, quartel-general em Lisboa”, ironizou Rui Moreira.

À entrada para uma iniciativa da associação cívica ligada à sua candidatura, o presidente da Câmara do Porto lembrou que a decisão do Governo “vai contra aquilo que era uma deliberação do Conselho de Ministros”.

Rui Moreira acusou ainda António Costa e Adalberto Campos Fernandes de se esconderem: “Para que fique claro, ninguém do Governo, seja o primeiro-ministro, seja o ministro [da Saúde], falaram ou tentaram falar comigo”.

A decisão de manter o Infarmed em Lisboa foi o desfecho “óbvio”, no entender do autarca.

“Este é um processo, como já parecia óbvio, em que o poder político sucumbiu à máquina instalada”.

E como aconteceu isso?

“Foi tomada uma decisão, depois foi criada uma comissão para dizer que a decisão estava mal tomada. A seguir, a comissão apresenta um documento, em que 27 especialistas na matéria, nomeados pelo Governo, dizem que [o Infarmed] vai para o Porto, depois não se vê mais nada”, resumiu.

“Se havia a vontade de ver o Infarmed instalado em janeiro na cidade do Porto, e esse relatório foi em junho, compreende-se que em setembro começasse a achar que isto era anedótico”, acrescentou.

“O Porto nunca pediu” a transferência do Infarmed, “o Governo é que me pediu para nós auxiliarmos”, disse ainda o presidente da Câmara.

Rui Moreira não tem dúvidas: o Infarmed “nunca vai sair de Lisboa”, mesmo depois de António Costa “ter dito cinco vezes no Parlamento” que iria para o Porto.

“Promessa dada” pelo Governo, “promessa não honrada. “Tudo como dantes, quartel-general em Lisboa”, concluiu.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir