Cultura

Vídeo revela faceta desconhecida de José Rodrigues dos Santos

Um novo vídeo de José Rodrigues dos Santos revela uma faceta até aqui desconhecida do jornalista e escritor. Ao apresentar o novo livro, cuja história tem lugar em Macau, falou… em cantonês.

Ao apresentar ‘A Amante do Governador’, José Rodrigues dos Santos expressou-se com “o chinês que se fala em Macau”, o cantonês.

“Conheço algumas palavras em cantonês, pois vivi três anos e meio em Macau quando era adolescente, mas nada que dê para conversar”, explicou o autor, em declarações à Sábado.

“Para fazer este video tive a ajuda de um estudante chinês que vive em Portugal”, revelou.

A opção de falar em cantonês foi tomada porque o romance “decorre em Macau sob cerco japonês durante a II Guerra Mundial”.

“É normal que um romance que decorra numa certa região atraia mais atenções nessa região”, salientou, citando os exemplos de ‘O Anjo Branco’, que “ainda hoje sai muito bem em Moçambique”, a ‘A Chave de Salomão’, que “vende muito bem na Suíça e nas regiões de França ali perto” de Genebra.

Noutros vídeos, José Rodrigues dos Santos tinha falado “em italiano, em francês e em alemão”, mas agora surpreendeu ao falar em cantonês.

O romance ‘A Amante do Governador’, com a chancela da Gradiva, é apresentado no sábado, pelas 17h00, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

A Amante do Governador – José Rodrigues dos Santos

«Olá. Quando na Segunda Guerra Mundial os Japoneses invadiram a China, cercaram Macau e instalou-se o caos no território.Essa história é contada no meu romance «A Amante do Governador» e está cheia de acção, espionagem, traições e amor.Um livro que une o Ocidente ao Oriente.» Venha assistir à sessão de lançamento seguida de sessão de autógrafos do meu novo romance – A AMANTE DO GOVERNADOR – dia 27 de Outubro de 2018, às 17 horas, na Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua das Portas de Santo Antão, n.º 100, Lisboa). Saiba mais em: https://goo.gl/L8qRHn

Publicado por Gradiva Publicações, S.A. em Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

Em destaque

Subir