Mundo

Vídeo: Resgatado jovem indonésio que sobreviveu 49 dias à deriva

Aldi Novel Adilang, de 19 anos, sobreviveu 49 dias à deriva no mar, dentro de um pequeno barco com pouca comida e a beber água do mar, filtrada. Dez navios passaram por ele, mas apenas o 11.º parou para o resgatar. Veja o vídeo.

Aldi tem um dos trabalhos mais solitários do mundo, a bordo de um ‘rompong’, uma embarcação sem motor, apenas com uma cabana.

O jovem indonésio pesca a bordo da embarcação, presa ao solo através de uma corda. Nesta sessão, Aldi estava a 125 quilómetros da costa e só via pessoas uma vez por semana, quando recebia comida, água e combustível para o gerador e entregava a pescaria.

Em julho, os ventos fortes rebentaram a corda e Aldi ficou à deriva.

Sobreviveu durante 49 dias, alimentado por pouca comida e peixes que ia pescando. Bebia água do mar, filtrada através da roupa, para reduzir as quantidades de sal ingerido.

De acordo com o consulado indonésio no Japão, 10 navios viram o jovem a bordo da embarcação, mas nenhum deles parou. Foi resgatado pelo 11.º, com a bandeira do Panamá, que o levou para o Japão e daí regressou à Indonésia.

Aldi terá tido dificuldades para chamar a atenção dos navios. Primeiro içou alguma roupa, mas apenas teve sucesso quando emitiu um sinal de emergência através do rádio.

“Sempre que ele via um barco grande ficava esperançoso, mas passaram mais de 10 navios e nenhum deles o viu ou parou”, referiu Fajar Firdaus, um diplomata indonésio.

Ao TribunManado, o jovem confessou que pensou em desistir e atirar-se à agua, mas que venceu o medo com recurso às orações, como os pais o aconselharam.

O consulado indonésio de Osaka, no Japão, divulgou um vídeo com o resgate de Adil.

Veja.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=XHKW6YXR1WK1

Em destaque

Subir