Nas Notícias

Vídeo: Raquel Varela defende o beijinho aos avós e lembra as verdadeiras falhas na educação dos filhos

Durante o ‘Prós e Contras’, da RTP, a intervenção de um professor universitário gerou espanto, fenómeno que se agigantou nas redes sociais. No mesmo programa, a também professora universitária Raquel Varela contrariou essa teoria. Veja o vídeo.

O debate na televisão pública ficou marcado por um momento protagonizado por um dos convidados que considerou que o “beijinho que as crianças dão aos avós” pode ser considerado “violência”.

“Quando a avozinha ou o avozinho vão lá a casa a criança é obrigada a dar o beijinho à avozinha ou ao avozinho, isto é educação e estamos a educar para a violência no corpo do outro”, assumiu Daniel dos Santos Cardoso, professor de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona.

As palavras deste professor universitário ganharam uma dimensão inusitada nas redes sociais. E o tema mantém-se na agenda mediática.

Daí que as palavras de Raquel Varela, que também participou no programa apresentado por Fátima Campos Ferreira, tenham passado despercebidas.

A historiadora, investigadora e professora universitária fez a apologia contrária:

“Eu, pecadora, me confesso: os meus filhos são obrigados a dizer ‘bom dia’ a toda a gente. Os meus filhos são obrigados a relacionar-se coletivamente em sociedade”, afirmou Raquel Varela.

Durante as suas intervenções na RTP, voltou ao tema por diversas vezes, de forma sub-reptícia, lembrando que “uma criança de 2 anos não tem autonomia”.

E apontou noutra direção – aquela que deveria ser a verdadeira preocupação dos pais – com factos: os progenitores não conseguem controlar necessidades básicas dos filhos, como uma alimentação correta ou o sono.

“Eu gostava de lembrar que 30 por cento dos alunos não dorme o suficiente. E mais de metade são obesos. Os pais não conseguem controlar uma coisa elementar que não é o beijinho à avó, ou o ‘bom dia’ ao professor. Não conseguem controlar necessidades fisiológicas dos seus filhos!”, exclamou.

Ainda com uma crítica velada a Daniel dos Santos Cardoso, Raquel Varela destacou que “temos um problema de educação relacional generalizado na sociedade que nós não enfrentamos”.

“Temos um problema de poder, de hierarquia, sem dúvida. E aí, valia a pena de bons estudos sobre estudos sexuais”, insistiu, sugerindo que obrigar um filho a dar um beijo a um avô é não provoca dano.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir