Nas Notícias

Vídeo: Raia ‘pede’ a mergulhador que lhe remova um bocado de rede

raia pede ajuda Uma raia-manta foi ter com um mergulhador, nas águas da Costa Rica, para que este a ajudasse. O gigantesco peixe tinha um bocado de rede de pesca preso à volta do corpo, o que lhe dificultava os movimentos.

Uma expedição de mergulho junto à ilha Morcego, uma área preservada da Costa Rica, culminou com um momento surreal: um ‘contacto imediato de terceiro grau’ com uma raia.

A certa altura, uma raia-manta, espécie que pode atingir os oito metros de envergadura e as duas toneladas de peso, aproximou-se do grupo de humanos.

Esta tentativa de contacto tinha uma finalidade: o canadiano Brian Thompson apercebeu-se que a raia tinha um bocado de rede de pesca enredado à volta do corpo, o que lhe dificultava a natação.

“Foi a primeira vez que vi uma raia-manta”, salientou David Thomaz, o mergulhador brasileiro que filmou a cena: “houve uma interação muito profunda entre ela e o mergulhador”.

Depois da rede ter sido retirada, “o animal ficou rodeando o grupo por cerca de 30 minutos”, acrescentou Thomaz Monteiro.

O mergulhador acrescentou que aquele bocado de rede, com cerca de metro e meio de diâmetro, provocou vários ferimentos à raia.

Para Brian Thompson, “foi o encontro mais marcante” que jamais teve. “senti um amor tão forte por ela e alegria por saber que ela estava livre e poderia aproveitar a vida mais uma vez”.

Em destaque

Subir