Nas Notícias

Vídeo: Queda do Muro de Berlim, 25 anos depois: Um muro que dividia e se dividiu

queda muro berlim doodle Hoje, a queda do Muro de Berlim, que reunificou a Alemanha, a 9 de novembro de 1989, é assinalada com um doodle que exibe em vídeo. É o antes e o depois de um país que se abraçou e viu o muro dividir-se. Veja o vídeo.

Muro de Berlim, construído pela República Democrática Alemã, separando-a da República Federal da Alemanha, começou a cair a 9 de novembro de 1989 – assinalam-se hoje 25 anos – no presságio da reunificação alemã.

Hoje, assinala-se o princípio da queda do Muro de Berlim, barreira erguida durante a Guerra Fria.

O muro, além de dividir a cidade de Berlim em duas partes, o muro representava a separação do mundo em dois blocos.

De um lado, a República Federal da Alemanha (RFA), unida aos países capitalistas, liderados pelos EUA.

Do outro, a República Democrática Alemã (RDA), que era apoiava pelos países socialistas que apoiavam o regime totalitário soviético.

Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, na Alemanha, o Muro de Berlim estendia-se ao longo de 66,5 quilómetros, tinha 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas e ainda 255 pistas de corrida para cães de guarda, que impediam que a barreira fosse trespassada.

Era patrulhado por militares da RDA, que tinham ordens para matar quem tentassem passar para o lado oposto, o que provocou a morte a 80 pessoas, além de 112 feridos e ainda milhares de prisioneiros, por tentativas de fuga.

Desde que foi edificado e durante a sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro de Berlim impediu todos os movimentos de emigração.

Até que o governo da RDA anuncia, a 9 de novembro de 1989, que todos os cidadãos da poderiam visitar a RFA e Berlim Ocidental.

Estas palavras funcionaram como uma implosão do muro, que começou a cair, pedra a pedra, na histórica reunificação alemã.

Os cidadãos eufóricos juntaram-se aos seus compatriotas, numa atmosfera de celebração.

Pequenas pedras foram guardadas como recordação, até que diversos equipamentos industriais deram início ao derrube do muro.

A reunificação alemã foi formalmente celebrada a 3 de outubro de 1990. Neste dia 9 de novembro, completam-se 25 anos sobre a queda do Muro de Berlim, que em pedaços se dividiu pelo mundo, unindo-o.

Veja o vídeo do doodle da Google, que exibe os pedaços do Muro de Berlim, que se espalhou pelo mundo e reunificou a Alemanha.

Em destaque

Subir