Nas Notícias

Vídeo: Prociv, a app portuguesa que promete salvar vidas

Uma aplicação móvel criada por uma startup da Madeira facilita o socorro às vítimas, fornecendo informação detalhada sobre localização, alergias, eventuais doenças crónicas, grupo sanguíneo e outro tipo de dados essenciais para um apoio médico em emergência. A ferramenta também lança alertas de prevenção ao utilizador. Veja o vídeo.

A Proteção Civil da Madeira lançou nesta quinta-feira uma app com selo português, gratuita, criada para salvar vidas.

Crada por uma startup madeirense, a Prociv torna possível detetar a localização exata de uma vítima, que tenha pedido ajuda.

Mas esta não é a única funcionalidade. Todas as informações essenciais em cenário de emergência podem ser previamente inseridas. Desde o grupo sanguíneo, a eventuais doenças crónicas, ou medicação tomada. A app permite ainda criar um perfil onde o utilizador insere dados detalhados, como por exemplo alergias.

Para os utilizadores, a aplicação fornece informações igualmente importantes, mas no sentido preventivo: meteorologia, horários de centros de saúde, entre outros.

O Governo Regional da Madeira investiu 6000 euros neste projeto.

A ferramenta é destinada a locais, mas também a turistas, que representam uma relevante percentagem de pessoas que pedem socorro.

“Nós vivemos numa região onde aqueles que nos visitam são cinco vezes superiores aos que cá vivem e daí que é importante nós criarmos aplicações que possam, de alguma forma, salvar vidas e prestar um socorro e um alerta o mais eficiente possível”, revela a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, em declarações à agência Lusa.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir