TV

Vídeo: Primeiro-ministro e antecessor trocam acusações a roçar o insulto

António Costa e Passos Coelho trocaram acusações no Parlamento, esta manhã, que roçam o insulto. Foram 20 minutos com “mimos de boa linguagem política”.

O debate quinzenal desta manhã foi dotado de uma agressividade oratória acima do normal, com acusações que, na boca de quem decide o destino do país, roçam o insulto.

Ao longo de quase 20 minutos, o primeiro-ministro e o antecessor no cargo, António Costa e Passos Coelho, trocaram vários “mimos de boa linguagem política”.

Na defesa dos líderes partidários, os chefes das duas bancadas, Carlos César e Luís Montenegro, também contribuíram para a discussão.

A subida do tom começou depois de Passos Coelho acusar António Costa de “tentar enlamear” o Governo anterior, o que levou o primeiro-ministro a contestar a “desfaçatez” do antecessor (ver o vídeo abaixo).

“Há 15 dias, o senhor esteve aqui a insultar-me, pôs o seu líder parlamentar a insultar-me, fez fugas para a comunicação social de reuniões do seu grupo parlamentar onde me chamou vil, soez, reles e outros mimos de boa linguagem política”, lembrou Costa.

O primeiro-ministro tentou ainda açambarcar nas acusações a líder do CDS, afirmando que Assunção Cristas “permitiu-se ofender a comunicação social, dizendo que uma notícia no Público era ‘plantada’ pelo Governo”.

“Depois de me insultar a mim, depois de pôr em causa o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e toda a gente, até teve de criticar o seu próprio Governo e o seu próprio secretário de Estado”, continuou António Costa, de novo dirigindo-se a Passos Coelho, concluindo que “é preciso muita desfaçatez”.

O ex-primeiro-ministro lamentou que António Costa não perca uma oportunidade para “comentários de natureza pessoal” e deixou uma resposta incisiva: “Nem nos tempos de pior memória ouvi um primeiro-ministro ofender gratuitamente tantas pessoas ao mesmo tempo”.

“O primeiro-ministro é mal-educado com aqueles que aqui representam o povo português”, ajudou Luís Montenegro.

Em destaque

Subir