Mundo

Vídeo: Presidente das Filipinas insulta UE com palavrões e um dedo

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, não teve meias-palavras. Pelo contrário. Dedicou palavras em duplicado à União Europeia. “Fuck you”, duas vezes, e um dedo de insulto para nós, os europeus. Veja o vídeo.

Depois de tomar conhecimento da resolução do Parlamento Europeu, que criticou a forma como as Filipinas combatem o tráfico de droga no país, Rodrigo Duterte perdeu a cabeça. Ou talvez não.

“Eu li a condenação da UE e digo: fuck you!”, afirmou o presidente filipino, perante uma comitiva de empresários na cidade de Davao, no sul do país.

As críticas que Duterte não aceita resultam de uma decisão do Parlamento Europeu, tomada no passado dia 15 de setembro, instando as Filipinas “a combater o tráfico ilegal de drogas de acordo com os compromissos nacionais e internacionais”.

“Fuck you!”, repetiu Rodrigo Duterte, que não teve pejo em agravar o insulto, com um dedo no ar.

Esta não é a primeira vez que o presidente das Filipinas revela pouca diplomacia a lidar com homólogos mundiais. Recentemente, chamou “filho da p***” a Barack Obama.

Veja agora a forma como comunica com os líderes europeus: aos sete segundos deste vídeo, dispara o primeiro insulto. Repete a palavra ao 1m47s. Logo a seguir, ergue o dedo e arranca uma gargalhada da sala.

Em destaque

Subir