Nas Notícias

Vídeo: Fernando Pinto aponta perda de técnicos devido a cortes no Orçamento de Estado

tap 400 Perante casos de avarias de aviões da TAP – em Salvador, no Brasil, mais um sinal de alerta -, o presidente da companhia aérea não esconde que há problemas. Num vídeo divulgado pelo YouTube, Fernando Pinto assume “mais atrasos e cancelamentos” de voos, mas salienta que “nada acontece devido a um único fator”. E há razões que se prendem com as restrições do Orçamento de Estado, segundo aponta. Veja o vídeo.

Avarias de aviões, mais cancelamentos e atrasos nos voos, uma nova realidade perante desafios que se colocam perante a TAP. Fernando Pinto assume os problemas da companhia aérea que dirige, apontando alguns que estão a ser resolvidos.

“Nada acontece devido a um único fator. TAP cresceu acima da média. Mesmo antes de inaugurar as novas rotas, a empresa cresceu cerca de sete por cento. Além disso, durante o Mundial no Brasil, houve um aumento extraordinário da procura, que acrescentou ao impacto de qualquer atraso ou cancelamento de voo na operação global da companhia”, refere.

Este é um período difícil para a TAP, que lançou 11 novos destinos e sofreu problemas como um “atraso na entrega de seis aeronaves para apoiar esse crescimento”. A companhia também teve de treinar novos tripulantes.

Sobre a explosão ocorrida no sábado, Fernando Pinto explica que se verificou um problema no motor com um dos aviões da TAP.

“Pouco tempo depois da descolagem, um dos motores da aeronave tinha uma falha da lâmina da turbina de alta pressão, com “detritos a serem expelidos”.

O facto de esses detritos terem atingido automóveis no solo provocou uma “grande exposição mediática”. No entanto, “a tripulação seguiu todos os procedimentos recomendados e operado em conformidade estrita com a sua formação”.

“Após esta ocorrência e, como medida preventiva, o fabricante nos pediu para remover dois outros motores de outras aeronaves, embora eles ainda não tenham completado os ciclos normais de operação”, salienta Fernando Pinto.

No entanto, há problemas que a TAP enfrenta sem qualquer responsabilidade. “Perdemos 50 técnicos no fim de 2012 e durante 2013. E eu não tenho nenhuma dúvida de que este foi devido a todas as restrições colocadas pela aplicação do Orçamento do Estado”, diz. Veja o vídeo:

Em destaque

Subir