TV

Vídeo: Prédio de 58 andares que se afunda agora está a inclinar-se

A tragédia que paira sobre San Francisco, nos EUA, está uns graus mais perto de acontecer. A Millennium Tower, um prédio de 58 andares famoso por estar a afundar-se, agora também está a inclinar-se. E (como diz a música) quando a casa cair?

O arranha-céus foi inaugurado em 2009 e logo nesse ano se percebeu que estava a afundar-se. Afinal, os alicerces estão entre 18 e 28 metros de profundidade, quando os especialistas recomendavam que estivessem a 75 metros.

Só que as mais recentes vistorias à Millennium Tower, um prédio de luxo com 419 apartamentos, distribuídos por 58 andares, demonstraram um problema (ainda) mais preocupante: a torre, para além de estar a afundar-se, está também a inclinar-se. Tal como o famoso monumento de Pisa, em Itália…

Em vez de resolverem o problema, as entidades entretêm-se com o ‘jogo’ de empurrar as culpas. A empresa que construiu o prédio acusa a cidade de drenar demasiada água no subsolo, aquando da construção de um terminal rodoviário ali ao lado, mas a The Transbay Joint Powers Authority, o organismo que gere o terminal, já veio lembrar que os problemas da Millennium Tower são anteriores à construção do equipamento rodoviário.

E enquanto se inclina para a queda que um dia ocorrerá (o topo já está 20 centímetros mais a noroeste do que a base), a torre continua a… afundar-se.

Um relatório de um gabinete de engenharia, divulgado pela NBC, referia que a torre iria afundar um máximo de 14 centímetros até 2028: estamos em 2016 e a Millennium Tower está 40 centímetros mais baixa.

Em destaque

Subir