Nas Notícias

Vídeo: Praxe “humilhante” em Évora denunciada pelo Bloco de Esquerda

As atividades de praxe voltam a estar envoltas em polémica. Desta vez, uma plataforma que é contra estes rituais partilhou um vídeo, que se está a tornar viral, onde mostra um estudante recentemente matriculado no Ensino Superior ajoelhado no chão e com a cabeça em cima de um monte de farinha. Na sequência do vídeo, captado em Évora, gerou-se tensão entre o indivíduo que estava a filmar e quem estava a praxar. O vídeo pode ferir os leitores mais sensíveis e já levou o Bloco de Esquerda a questionar o Governo.

Os rituais de praxe voltam a causar polémica, desta vez por causa de um vídeo que ‘caiu’ nas redes sociais e se tem tornado viral, mostrando um estudante a queixar-se da praxe.

O aluno desabafa que “não aguenta mais” pelo facto de estar de cabeça num monte de farinha, dobrado e com as mãos por baixo dos joelhos, acabando por ouvir de quem, alegadamente, o estava a praxar que tinha de se ‘desenrascar’.

Tudo acontece num descampado que, segundo o Bloco de Esquerda, é o Rossio de São Brás no concelho de Évora.

O Bloco de Esquerda sustenta que se trata de um episódio “absolutamente inaceitável”, e questiona o Governo se tem conhecimento da situação, numa altura em que aumentam as queixas.

A Universidade de Évora é também questionada sobre esta situação.

Além disso, os bloquistas querem saber se o Executivo de António Costa está disponível para “intervir de forma clara e consequente sobre a realização de praxes no seio das instituições de ensino superior, assumindo uma posição em defesa da dignidade dos e das estudantes e condenando todo o ato de violência e humilhação que esta atividade promove”.

O vídeo mostra alguma tensão que se gera entre os ditos ‘doutores’ e quem faz a gravação do episódio, que, como habitualmente, gera controvérsia quer entre quem é contra este tipo de rituais como quem é a favor.

O vídeo pode ferir os leitores mais sensíveis.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=89D1MGRBK5WX

Em destaque

Subir