Mundo

Vídeo português passou discreto por cá mas viraliza em França

Um vídeo que passou discreto em Portugal, no Festival da Política, tornou-se viral em França, em vésperas das eleições presidenciais que ditarão um novo chefe de Estado: Marine Le Pen ou Emmanuel Macron. Veja as imagens.

A personagem principal desta pequena história, com direção criativa de João Gomes de Almeida, é um homem racista, xenófobo, homofóbico e que não aceita a igualdade do género. É um diálogo entre cliente e proprietário de café, sobre a atualidade política, com sinais de intolerância.

A mensagem do vídeo é resumida numa ideia: “O mundo está cheio de pessoas assim. Sempre que te absténs, são elas a decidir por ti”.

O objetivo, por cá, era combater a abstenção, enquanto se denunciavam comportamentos de intolerância. Mas em França, tem uma finalidade diferente e está a servir para combater os extremos que se tocam: Le Pen e Mélenchon, candidato derrotado de extrema-esquerda.

Publicado no Culturepub, com tradução para Francês, é o mais visto da plataforma e já conta com mais de um milhão de visualizações, numa semana.

Veja o vídeo:

Veja o original:

Em destaque

Subir