Nas Notícias

Vídeo: Porque beijamos? E quais os benefícios do beijo para a saúde?

beijar 400 O beijo representa amor. É assim desde a antiguidade, quando os primatas colocavam a comida na boca dos filhos – tal como os pássaros continuam a fazer. O beijo evoluiu e traz-nos diferentes sensações. E faz bem à saúde…

Já se perguntou: porque beijamos? A questão faz todo o sentido, porque o beijo tornou-se comum no quotidiano, quer quando saudamos um conhecido, quando beijamos um familiar, ou quando o fazemos ao amor da nossa vida.

Em todas as culturas este hábito está enraizado, desde o ano 2500 antes de Cristo, pelo menos. Segundo os cientistas, o beijo foi recurso dos primatas, para alimentarem as suas crias.

Estará nesse hábito – que persiste, nos pássaros, por exemplo – a origem do beijo. E alimentar uma cria é talvez a maior prova de amor.

Os humanos passaram a recorrer a métodos diferentes, para alimentar os filhos. Faz todo o sentido que assim seja… Porém, não deixaram de beijar. O hábito manteve-se, como sinal de afeto, de carinho, de paixão, de amor.

Mas há benefícios do beijo para a saúde. Sabia que um beijo queima calorias? E que elimina o chamado ‘colesterol mau’? Veja este vídeo e perceba os benefícios e a evolução do beijo.

Em destaque

Subir