Mundo

Vídeo: Polícia portuguesa resgata bebé num barco à deriva no Mar Egeu

Um vídeo publicado pela Polícia Marítima mostra o resgate de um bebé de dois meses, que seguia num bote à deriva no Mar Egeu. Aquela autoridade portuguesa encontra-se em missão na ilha grega de Lesbos, desde 1 de outubro. Veja o vídeo do salvamento deste bebé.

O resgate o ocorreu neste domingo, no âmbito da missão da agência Frontex – Poseidon Sea 2016. No total, 38 vidas poupadas, entre as quais a de um bebé com dois meses de vida.

“Durante uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia, a equipa recebeu informação do helicóptero polaco, integrado na missão Poseidon Sea, e do navio inglês Protector, de que um bote se encontrava à deriva, há já algumas horas nas águas do mar Egeu, devido a uma avaria no motor”, realça a Polícia Marítima.

Uma equipa deslocou-se em missão de resgate e localizou o bote. Todas as pessoas que estavam na embarcação foram salvas.

“Os emigrantes estavam muito nervosos e ansiosos. Estava muito vento e o mar estava muito agitado, o que dificultou a ação de resgate”.

Desde que iniciou esta missão, a autoridade portuguesa salvou 38 emigrantes e refugiados, dos quais quatro bebés e crianças, oito mulheres e 26 homens. Neste domingo, além da bebé estavam pessoas idosas e duas mulheres grávidas.

“O bote onde seguiam, bem como todos os seus pertences, foi rebocado pela embarcação da organização não governamental presente no local”, revela a Polícia Marítima.

Depois de transportados para porto seguro, em Skala Sikaminea, as vítimas receberam apoio da guarda-costeira grega, da agência Frontex e da ONG.

“A Polícia Marítima já resgatou, em segurança e transportou para terra, 3532 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 868 bebés e crianças e 766 mulheres, e deteve cinco facilitadores”, revela aquela autoridade.

Estão no terreno 11 agentes da Polícia Marítima e dois técnicos. A missão vai prosseguir, em parceria com a guarda-costeira grega, “com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço”.

Veja o vídeo.

Polícia Marítima resgata bebé de 2 meses de bote à deriva no Mar EgeuA equipa da Polícia Marítima (PM), que se encontra na Ilha Grega de Lesbos desde o dia 1 de outubro, integrada na missão da agência FRONTEX – POSEIDON SEA 2016, resgatou esta manhã, dia 04 de setembro, 38 emigrantes e refugiados, de um bote à deriva e no qual seguia um bebé com apenas 2 meses. Durante uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia, a equipa recebeu informação do helicóptero polaco, integrado na missão POSEIDON SEA, e do navio inglês PROTECTOR, que um bote se encontrava à deriva, há já algumas horas nas águas do mar Egeu, devido a uma avaria no motor. A equipa da PM deslocou-se imediatamente para junto do bote e decidiu resgatar, o mais rapidamente possível e em segurança, todas as pessoas para o interior da embarcação ARADE. Os emigrantes estavam muito nervosos e ansiosos. Estava muito vento e o mar estava muito agitado, o que dificultou a ação de resgate.No total foram resgatados 38 emigrantes e refugiados, dos quais 4 bebés e crianças, 8 mulheres e 26 homens. Estes eram oriundos do Afeganistão, Eritreia, Etiópia, Iraque, Paquistão e Síria. Havia várias pessoas idosas e duas das mulheres estavam grávidas.O bote onde seguiam, bem como todos os seus pertences, foi rebocado pela embarcação da Organização Não Governamental (ONG) presente no local.À chegada ao porto de Skala Sikaminea, onde todos desembarcaram em segurança, já se encontravam elementos da Guarda-costeira Grega, da agência FRONTEX e de ONG que ajudaram no desembarque de emigrantes e refugiados.A PM já resgatou, em segurança e transportou para terra, 3532 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 868 bebés e crianças e 766 mulheres, e deteve 5 facilitadores. A equipa é composta por 11 Agentes da PM, 1 Técnico para o apoio e a manutenção das embarcações e 1 Técnico para a manutenção da componente elétrica e eletrónica da Viatura de Vigilância Costeira.A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.

Publicado por Autoridade Marítima Nacional em Domingo, 4 de Setembro de 2016

Em destaque

Subir