Mundo

Vídeo: Polícia dispara gás pimenta contra idosa inocente

A polícia de Muskogee, no estado do Oklahoma, disparou gás pimenta contra uma idosa. Geneva Smith, de 84 anos, estava em casa, onde o seu filho se refugiara, depois de uma perseguição. Não representava perigo para as autoridades, mas foi friamente atacada por uma agente. Veja as imagens.

Dentro da habitação da idosa, estava o seu filho, que se refugiara em casa da mãe, após uma infração de trânsito.

A polícia arromba a porta e ordena ao infrator para que saia, com as mãos no ar. Ouve-se a voz da idosa, Geneva Smith, que recebe a indicação da autoridade: “Fique onde está”.

Os agentes decidem avançar e já no interior da habitação usam um taser para neutralizar o homem que os levara àquela casa.

A intervenção policial aparentava estar controlada: o suspeito detido e a idosa, inocente, revelava-se incapaz de colocar em causa a integridade física dos agentes. Só que o descontrolo das autoridades mantém-se.

“Vire-se contra a parede ou uso gás pimenta”, ameaça uma agente. E não foram necessários mais do que dois segundos para cumprir a ameaça.

O disparo deixa a idosa em dificuldade. Ela cai, mas continua a receber ordens: “Levante-se!”. E com uma frieza incompreensível, os polícias algemam a idosa.

O caso ocorreu há cerca de um mês, mas só agora as imagens foram divulgadas. Está em curso um inquérito que visa averiguar se houve excesso de zelo. E este vídeo sugere que sim.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir