Nas Notícias

Vídeo: Polícia despeja trabalhadores e desliga televisão valenciana RTVV

rtvv A primeira televisão autonómica de Espanha foi hoje desligada. Cumprindo uma ordem judicial, a polícia entrou na RTVV, onde os trabalhadores estavam barricados há mais de 12 horas, e desligou o sinal de uma estação com 24 anos de história.

A emissão não segue dentro de momentos: a RTVV fechou. A estação valenciana, a primeira televisão autonómica de Espanha, deixou de emitir às 12h29 (menos uma hora em Portugal continental), após intervenção policial. Por decisão de um tribunal de Valência, que deu parecer favorável ao despejo das instalações, a polícia entrou na RTVV e despejou os trabalhadores que estavam barricados há mais de 12 horas, mantendo a ‘crónica de uma morte anunciada’ da própria estação.

Enquanto os cerca de 30 agentes policiais entravam nas instalações da RTVV por uma porta traseira, os profissionais mantinham a emissão e despediam-se do público. Ao fim de cerca de 20 minutos, a polícia conseguiu desligar o sinal a partir da sala de controlo. “Voltará RTVV. Voltará RTVV”, reagiram os trabalhadores que resistiam no estúdio, enquanto aplaudiam a forma como lidaram com a última emissão.

O corte no sinal esteve para ser efetuado à meia-noite, por ordem do Governo regional, que deu seguimento à recomendação, de novembro, da comissão de liquidação para encerrar a estação. Só que os trabalhadores apelaram ao técnico, contratado exteriormente, e o sinal não só se manteve como foi retransmitido por várias televisões públicas espanholas, incluindo a nacional RTVE e a regional da Galiza.

A decisão de encerrar a RTVV, apoiada pelo presidente regional Alberto Fabra, foi criticada até ao último segundo de emissão. Nos corredores ouvia-se “Fabra demissão. Não tem vergonha”. Com o corte do sinal, terminou a história de 24 anos daquela que foi a primeira televisão autonómica de Espanha.

https://www.youtube.com/watch?v= VH7pdx9TdP8

Em destaque

Subir