Nas Notícias

Vídeo: Pivô usa fato, ao longo do ano, para contestar o sexismo

mesmo fato Durante um ano inteiro, Karl Stefanovic usou o mesmo fato azul escuro quando apresentava as notícias no Channel Nine, na Austrália. Apenas a colega sabia que o pivô protestava contra o sexismo na televisão: “As mulheres são avaliadas de forma mais severa e subtil sobre o que vestem”.

Karl Stefanovic, um dos mais conhecidos apresentadores de programas noticiosos da Austrália, usou o mesmo fato durante um ano inteiro. E ninguém reparou até que o próprio o revelasse…

O pivô da estação Channel Nine resolveu fazer um protesto silencioso depois de perceber que a coapresentadora Lisa Wilkinson era alvo de críticas pela forma como se vestia, como se penteava ou até pelos acessórios que usava.

Stefanovic resolveu fazer um teste e deixou de trocar de fato. Com o tempo, apercebeu-se que a importância dada ao que os apresentadores masculinos vestem não é a mesma.

“Ninguém reparou, ninguém se importa”, comentou.

O pivô resolveu levar a experiência mais longe e passou um ano inteiro sem que alguém se apercebesse.

O resultado foi resumido pelo próprio Stefanovic: “As mulheres são avaliadas de forma mais severa e subtil sobre o que fazem, o que dizem e o que vestem”, enquanto os homens são mais avaliados pelo profissionalismo.

“No fundo, pela forma como faço o meu trabalho”, complementou.

De acordo com o próprio apresentador, apenas a colega do programa e um outro elemento do staff do ‘Today Show’ sabiam do caso: nem o resto da equipa se apercebeu que o fato era sempre o mesmo.

Em destaque

Subir