Nas Notícias

Vídeo: Piloto evita colisão de aviões na pista do aeroporto

colisao evitada Um avião da UTair ia aterrar no aeroporto de Barcelona, em Espanha, quando um Airbus A340 da Aerolineas Argentineas se intrometeu na pista. A colisão foi evitada graças ao sangue-frio do piloto russo, que conseguiu levantar o Boeing 767 e passar por cima do outro avião.

Uma colisão entre dois aviões esteve iminente no aeroporto de Barcelona, no sábado, mas um piloto russo conseguiu evitar a tragédia com uma manobra de emergência.

Um Boeing 767-300 da companhia russa UTair, que cumpria o voo UT5187, preparava-se para aterrar na pista dois, vinda de Moscovo.

Quando o avião estava prestes a aterrar, um Airbus A340-300 da Aerolineas Argentineas cruzou a pista, na direcção de um lugar de espera na pista 25R.

À memória dos especialistas veio logo o acidente de Los Rodeos, em Tenerife, no ano de 1977, quando dois 747 colidiram em plena pista: com 583 mortos, foi o pior acidente na história da aviação.

A repetição da tragédia só foi evitada pelo sangue frio do piloto russo. Ao aperceber-se do obstáculo, conseguiu ‘empinar o nariz’ do Boeing e fazer o avião subir novamente.

O incidente foi desvalorizado pela autoridade aeroportuária espanhola: a AENA emitiu um comunicado a garantir que não existiu um perigo real de colisão, uma vez que havia espaço na pista para o avião da UTair aterrar em segurança.

Os especialistas contestam com base num argumento simples: se o Boeing conseguisse aterrar o piloto não teria feito a manobra de emergência.

Em destaque

Subir