Nas Notícias

Video: Piloto engana-se no aeroporto e aterra avião a dez quilómetros do destino

aeroporto errado Um avião que seguia para Branson (EUA), numa ligação comercial vinda de Chicago, pousou na pista de Tanney, para surpresa dos 124 passageiros. O grande Boeing da Southwest Airline aterrou no aeroporto errado, feito para aviões de menor porte.

Um avião aterrou no aeroporto errado, nos EUA, sem consequências para além da surpresa dos 124 passageiros. O Boeing 737 da Southwest Airline deveria fazer uma escala em Branson, na ligação comercial entre Chicago e Dallas, mas pousou no pequeno aeroporto de Tanney, que fica a cerca de dez quilómetros do destino.

De acordo com a CNN, a situação poderia ter terminado de forma trágica: a pista do aeroporto de Tanney é curta para um grande avião como um Boeing 737.

“Nós aterrámos de forma abrupta. Sentimos cheiro de borracha queimada”, relatou um dos passageiros, Scott Schieffer, através do Twitter: “o piloto ainda não prestou nenhum esclarecimento, mas está sempre a repetir ‘pedimos desculpa pelo inconveniente’”. Num outro texto, Schieffer acrescentou: “acabámos de aterrar e estamos mais preocupados agora que percebemos que estamos próximos de um abismo”.

Brad Hawkins, porta-voz da Southwest Airline, adiantou que “a aterragem não estava prevista” e realçou que “todos os passageiros e a tripulação estão a salvo”, sem referir qualquer explicação para o sucedido.

As autoridades aeroportuárias do estado de Missouri abriram um inquérito. A hipótese mais forte, no momento, aponta para um erro do piloto: alguns especialistas salientam que, em elevada altitude, é “fácil” trocar os dois aeroportos. Em novembro do ano passado, uma situação similar ocorreu com um voo não comercial da Dreamlifter, no Wichita.

https://www.youtube.com/watch?v=wU9-YHZyNb4

Em destaque

Subir