Nas Notícias

Vídeo: Perdeu os braços e as pernas. Já recuperou os membros superiores

amputado bracos 400 Vítima de uma doença rara, Will Lautzenheiser ficou sem braços e pernas. Teve de ser amputado, devido a uma infeção, que não lhe roubou a vida, mas colocou-o perante uma nova realidade e um longo processo de tratamento. O milagre deu-se. Lautzenheiser recebeu novos braços e já consegue mexê-los.

A luta de Will Lautzenheiser começou em 2011, quando teve de ser sujeito a um duplo transplante de braços, devido a uma infeção por estreptococos, bactéria muito comum.

No caso deste norte-americano, a bactéria entrou na corrente sanguínea e deixou-o perante dois cenários: ou a morte, ou a necessidade de amputação dos quatro membros.

Os médicos enfrentaram um paciente abnegado que quis lutar pela vida. Que foi sujeito a dezenas de operações para erradicar a infeção e que decidiu recuperar os braços com que abraçava a vida.

Há dois meses, começou a segunda etapa da sua recuperação. Depois de amputado, Will Lautzenheiser recebeu dois braços de uma pessoa morta.

A operação correu bem e este professor da Universidade de Boston já consegue movimentar o polegar esquerdo de uma mão que nunca foi sua.

A infeção que padeceu é extremamente rara. Ainda mais raro é um caso de duplo transplante de braços: apenas 12 pessoas em todos o mundo o fizeram.

Outros números se destacam nesta história, que não deveria ter números, apenas palavras. Mas a matemática não tem de ser sempre fria.

Trinta e cinco pessoas estiveram envolvidas nas operações, entre as quais 13 cirurgiões do hospital Brigham and Women’s (centro associado à Universidade Harvard).

Nove horas foram necessárias para transplantar os braços, sendo que os médicos estavam limitados no tempo, porque apenas dispunham de quatro horas para cortar vasos sanguíneos do corpo do dador e implantar os membros no recetor.

E há um número ainda mais notável: Will Lautzenheiser recuperou os dois braços que perdera – erradamente pensando que para sempre.

Esta é a história de Will Lautzenheiser.

Esta é a sua realidade, depois da série de operações cirúrgicas a que foi sujeito

https://www.youtube.com/watch?v=goLkVcN_e-M

Em destaque

Subir