Mundo

Vídeo: Pastor convoca anjos e faz fortuna num meio pobre

Um pastor do Malawi, Shepherd Bushiri, construiu uma fortuna às custas da ignorância de uma população pobre, que acredita nos anjos que este burlão diz convocar. Bushiri, de 35 anos, tem uma fortuna superior a 120 milhões de euros. Construiu-a enganar pessoas em extremas dificuldades, que vivem momentos de paranoia coletiva. Os vídeos são perturbadores.

Há um homem no Malawi, um país africano marcado pela pobreza, que vive acima das possibilidades de todos os crentes que o seguem. Shepherd Bushiri é um verdadeiro burlão, que se dedica a enganar pessoas capturadas pela pouca formação académica, pelos problemas de saúde e com a visão turva, por culpa de uma fé porventura excessiva.

Shepherd Bushiri diz-se um profeta e garante que consegue convocar anjos, durante as reuniões com os seus seguidores. Diz que foi visitado por Deus e que recebeu aquele dom e que é capaz de curar doenças como o cancro, a sida, a cegueira, ou qualquer deficiência física.

Em vídeos que a sua equipa produz e que publica em diferentes plataformas, coloca essas representações de anjos (com uma pós-produção de vídeo que o permite fazer, facilmente).

A tentativa de provar o impossível acaba por denunciá-lo. Por denunciar ficaria a sua história.

Bushiri tem uma das maiores fortunas da África Ocidental. Apenas com 35 anos, construiu um império avaliado em 120 milhões de euros. Um atendimento pessoal custa aos crentes mais de 250 euros. Presenças em conferências ou reuniões permitem-se encaixar verdadeiras fortunas.

Viaja pelo mundo em eventos cristãos no seu jato particular (um dos três que possui).

No meio de uma população pobre, tornou-se milionário, profetizando a mentira, autoproclamando-se um mensageiro de Deus.

Não aceita qualquer acusação de fraude. A multidão que o segue acredita na sua palavras… E semana após semana reúne milhares de pessoas, extasiadas pelos (falsos) milagres da convocação de anjos.

Com uma comunidade de seguidores também nas redes sociais, cada vídeo que reproduz torna-se viral. E ajuda-o a cativar mais fieis, mesmo que recorra a truques ridículos.

Veja os vídeos:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=S7BH4KY5KYSS

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=NKB3XBBSANW3

Em destaque

Subir