Nas Notícias

Vídeo: Passou a tocar 13 instrumentos após ferimento no cérebro

jovem toca guitarra400 210 Lachlan Connors, um adolescente de Denver (Colorado), descobriu uma aptidão rara: passou a tocar 13 instrumentos musicais, depois de sofrer ferimentos na cabeça, a praticar desporto. Depois de passar várias semanas no hospital, a recuperar dos ferimentos, passou de músico sem talento a um homem dos 13 instrumentos.

Piano, gaita de foles, bandolim, guitarra, acordeão… entre muitos outros instrumentos. São 13, no total. Um talento que foi descoberto após uma lesão na cabeça, enquanto praticava desporto. E esta história começa por um jovem que não tinha qualquer aptidão para a música…

Lachlan Connors era adolescente que tentara aprender a tocar piano, antes dos seus ferimentos. No entanto, desde logo percebeu que aquela não seria a sua arte. “Ele realmente percebeu que não tinha talento”, conta a mãe, Elsie Hamilton, à CBS4.

O adolescente, no entanto, tinha outra paixão: o desporto. Lachlan gostava de jogar lacrosse e desejava, um dia, ser profissional.

Até que uma mazela grave trava os seus ímpetos e o conduz ao hospital, em estado grave. “Caí para trás e bati com a cabeça no chão. Lembro-me de sentir que alguma coisa má me tinha acontecido”, recorda Lachlan.

Em partidas posteriores, sofreu mais lesões na cabeça e começou a ter crises de epilepsia e alucinações. Teve de ser internado, durante meses. Quando recebeu alta médica, soube que não poderia praticar desporto.

Até que começou a dedicar o seu tempo livre a uma arte para a qual não tinha talento – o passado já lho tinha dito. No entanto, Lachlan Connors descobriu que conseguia tocar com facilidade alguns instrumentos musicais. Foi descobrindo um e outro e chegou até 13.

Spyridon Papadopoulos, médico de Lachlan, acha que as lesões na cabeça podem ter estimulado outras zonas do cérebro que anteriormente não eram estimuladas.

“Esta não foi uma pequena lesão. Talvez este tenha sido um talento que estava a ‘dormir’ no seu cérebro e foi descoberto após a lesão”, sustenta o clínico.

Veja as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=U5nuSwDxFU8

Em destaque

Subir