Insólito

Vídeo: Passageiro é agredido e retirado pela polícia de avião por erro da empresa

A United Airlines está a ser fortemente criticada, pela forma como retirou um passageiro do avião. A companhia aérea apercebeu-se de que tinha vendido quatro bilhetes a mais, para um voo entre Chicago e Louisville. Um vídeo mostra um passageiro a ser agredido e retirado à força do avião por polícias. As imagens estão a chocar os internautas e a companhia aérea está a ser alvo de duras críticas. As imagens podem ferir a sensibilidade de alguns leitores.

Nas imagens é possível ver o homem a ser retirado do seu lugar pela polícia e, com a ajuda de um segurança, o médico é arrastado ao longo do corredor do avião. Isto porque a companhia aérea fez um sorteio dos lugares que teriam de estar “vagos” e o homem não aceitou esta decisão, que ditou a saída de mais três passageiros.

Entretanto, o CEO da ‘United Airlines’, Oscar Munoz, já deu o seu parecer sobre a situação e, apesar de não ter gostado do que viu nas imagens, afirma que o passageiro que foi retirado à força do avião era “indisciplinado e beligerante” e que os funcionários da companhia aérea agiram consoante as regras.

“A situação agravou-se, infelizmente, quando um passageiro a quem pedimos educadamente para desembarcar recusou [o pedido] e foi necessário contactar os agentes do serviço de segurança de aviação de Chicago para ajudarem”, escreveu o CEO numa carta, citada pelo ‘The Guardian’.

Munoz disse ainda que o passageiro asiático “levantou a voz e recusou-se a colaborar”, pelo que se tornou cada vez mais “disruptor e beligerante”, o que aumentou a confusão dentro do avião.

O homem “continuou a resistir, correndo de volta para o avião numa atitude de desafio à nossa equipa e agentes de segurança”, afirmou, acrescentando: “Apesar de lamentar profundamente esta situação, apoio-vos solidamente e quero louvar-vos por continuarem a lutar para garantir que voamos bem”.

No entanto, apesar de o CEO afirmar que as autoridades agiram dentro das leis, o departamento de aviação de Chicago anunciou hoje que um dos agentes que esteve envolvido na expulsão do passageiro foi suspenso por não ter cumprido o protocolo.

O incidente está a causar indignação por todo o mundo, especialmente na China, uma vez que se acredita que o homem era chinês. A nacionalidade não foi ainda confirmada, mas o assunto tem sido muito debatido nas redes sociais chinesas – mais de 140 milhões de pessoas estão a comentar o caso.

Também há que já mostre o seu lado de descontentamento ao publicar fotografias do cartão de sócio da ‘United Airlines’ cortado e a empresa está a ser acusada de racismo.

 

O vídeo pode ferir a sensibilidade de alguns leitores:

Em destaque

Subir