Mundo

Vídeo: Papa cumpre sonho de menina que caminha para a cegueira

Vítima de uma doença genética, Elizabeth Myers, a ‘pequena Lizzy’, está a perder a visão e em breve ficará cega. Tinha o sonho de ver o Papa Francisco, não apenas pela televisão. E o Sumo Pontífice aceitou receber no Vaticano esta menina de Ohio (EUA). O sonho cumpriu-se nesta quarta-feira.

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, uma menina que sofre de uma doença genética que está a roubar-lhe a visão. O seu sonho era ver o líder da Igreja Católica. E Francisco cumpriu o desejo.

A pequena Elizabeth Myers tem 5 anos de idade e conquistou na sua comunidade de Ohio o diminutivo Lizzy, em representação do carinho com que é tratada.

Lizzy tem um sonho. Gostaria de ver o Papa Francisco, enquanto os seus próprios olhos lho permitem. É que a menina padece de uma doença genética que está a roubar-lhe a visão.

“O Santo Padre ficaria encantado de ver a pequena Lizzy”, revelaram fontes próximas do Papa.

No início da adolescência, é provável que fique cega, segundo o prognóstico médico. É assim o síndrome de Usher. Cruel. A cegueira é o capítulo inevitável da doença, pelo que dentro de poucos anos Lizzy deixará de ver o mundo.

Nessa perspetiva, deixaria de poder ver o Papa Francisco, o seu sonho. O Sumo Pontífice tomou conhecimento desta história e abriu as portas do Vaticano à menina, abraçando-a, num momento emotivo, terno e fraterno.

Trocaram algumas palavras o Papa Francisco transmitiu-lhe uma mensagem de esperança, dizendo que “todos os dias rezará por ela”. E passou as mãos pelos olhos da menina, em sinal de bênção, num gesto que emocionou o mundo.

A propósito deste momento, convém recordar que o Santo Padre, recentemente, manifestou a sua incompreensão perante o sofrimento das crianças. Revelou que ese é um dos maiores mistérios, por não representar a ideia do Deus bom e justo.

“Curaria todas as crianças. E ainda não consegui entender por que motivo as crianças sofrem. Para mim, é um mistério. Não consigo encontrar a explicação. Rezo, todos os dias, e faço a Deus esta pergunta: porque sofrem as crianças? A minha resposta para a dor das crianças é o silêncio, ou alguma palavra que nasce das minhas lágrimas”, afirmou.

Lizzy e a família agradeceram aos voluntários da Unitalsi, uma associação católica italiana que presta apoio a crentes, peregrinos e pessoas doentes que tentam cumprir o sonho de conhecer o Papa.

Veja o vídeo com esse encontro.

Em destaque

Subir